Destinos Nacionais:

BRASÍLIA

SOBRE BRASÍLIA

DESCRITIVO
Uma série de atrações aguarda turistas e brasilienses para descobrirem o que a capital do país tem de melhor. A concepção da cidade, sítio moderno considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, convida a um passeio surpreendente.

Prédios homogêneos, ruas largas e arborizadas, parques e setores pensados no bem-estar da população e do visitante levam a assinatura dos mestres do urbanismo Lucio Costa e da arquitetura Oscar Niemeyer.


Roteiro Cultural
Os monumentos de Brasília são únicos e dispostos de maneira a formar um museu a céu aberto. No interior dos prédios, obras de artistas renomados podem ser visitadas, em horários específicos, sem nenhum custo.

No Palácio do Itamaraty, Sérgio Camargo, Rubem Valentim, Alfredo Volpi e Bruno Giorgi assinam telas e esculturas famosas. A poucos metros, no Palácio do Planalto (sede da Presidência da República), algumas peças foram criadas exclusivamente para o local, como a tapeçaria Músicos, de Di Cavalcanti, que recebeu a incumbência do arquiteto Oscar Niemeyer, autor do projeto do prédio. O Planalto possui, também, um rico mobiliário, porcelanas da Companhia das Índias e prataria portuguesa do século XVIII.

Assim como o Executivo, as sedes do Legislativo e do Judiciário também abrem as portas para o cidadão. No Congresso Nacional, há o projeto Visite o Senado. A versão do Supremo Tribunal Federal se chama Portas Abertas do STF e recebe cerca de 400 visitantes por dia. A oportunidade é para conhecer de perto como funcionam os prédios onde são tomadas as mais importantes decisões do país. Do lado de fora, a Praça dos Três Poderes proporciona uma visão privilegiada das instalações da República.

Acima da Esplanada dos Ministérios, a Catedral Metropolitana de Brasília, a Torre de TV, o Memorial JK e o Complexo Cultural da República completam a arquitetura histórica e cultural da região central de Brasília.


Embaixador de Brasília
Oscar Niemeyer projetou, ao longo de seus 104 anos, inúmeras obras em 18 países. Cerca de 80 edificações no Distrito Federal trazem sua assinatura – a primeira delas antes mesmo da inauguração de Brasília: o Catetinho, erguido em apenas 10 dias, em 1955. A mais recente foi a Torre de TV Digital, entregue ao público no dia 21 de abril, na comemoração dos 52 anos de fundação da cidade.

Entre as obras da capital destacam-se os palácios da Alvorada, do Planalto, do Itamaraty e da Justiça; os edifícios-sede do Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça e tribunais superiores Eleitoral e do Trabalho. O arquiteto projetou a Catedral e os prédios do Conjunto Cultural da República, da Esplanada dos Ministérios, do Ministério Público da União, da Ordem dos Advogados do Brasil e do Instituto de Arquitetos do Brasil.

Além das sedes dos três Poderes federais, são de sua autoria os projetos arquitetônicos do Teatro Nacional de Brasília, do Cine Brasília e da Casa do Cantador. O arquiteto ainda assina o Panteão da Liberdade e da Democracia, o Centro Cultural de Taguatinga, a Ponte Costa e Silva, alguns prédios da Universidade de Brasília, o Memorial JK e o Aeroporto Internacional de Brasília.


TURISMO EM BRASILIA
Turismo cívico
Turismo cívico é uma modalidade de turismo cultural em que são visitadas instituições governamentais, monumentos e outros locais de importância histórica, que ajudam a compreender melhor os fatos e os personagens mais marcantes do passado e do presente do nosso Brasil.

Turismo de Negócios e Eventos
A globalização , a formação de blocos econômicos, a acelaração da economia mundial e o crescimento das multinacionais são alguns dos fatores que configuram um movimento internacional sem precedentes para a efetivação de transações e relacionamentos de caráter comercial, e a realização de eventos com finalidades e interesses diverso.Tal movimentação inclui atividades como visitas técnicas, reuniões, eventos, por sua vez, compreendem encontros programados e organizados como congressos, convenções, simpósios, lançamentos, mostras, exposições e feiras.

Turismo gastronômico
O turismo gastronômico está cada vez mais se fortalecendo no cenário brasileiro. O número de viajantes que arrumam as malas com destino a um dos mais de duzentos festivais gastronômicos que ocorrem todo ano pelo país é cada vez maior. Os gastos com alimentação estão entre as principais despesas dos turistas brasileiros, atrás apenas do transporte, de acordo com a última Pesquisa de Turismo Doméstico do Ministério do Turismo (2012). Em brasília não poderia ser diferente, brasília possui um número alto de restaurantes, bares e lanchonetes, possui um calendário com diversos festivais gastronômicos por toda cidade.


ROTEIRO CÍVICO
Morro do Careca
Localizado na Praia dos Amores, o complexo Morro do Careca é um dos pontos mais altos de Balneário Camboriú, proporcionando uma visão privilegiada do mar e de toda a cidade. O morro ganhou esse nome porque seu topo é totalmente liso. Ele tem escadaria de acesso à Praia do Buraco, rampa de acesso à Praia do Coco e um deck de madeira, que serve de mirante. Também é muito frequentado pelos praticantes de voo livre.

Palácio do Congresso Nacional
O Palácio Nereu Ramos, também referido como Palácio do Congresso Nacional, é o edifício construído para abrigar o Congresso Nacional do Brasil, inaugurado em 1960. Foi concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer, com projeto estrutural do engenheiro Joaquim Cardozo.

Praça dos Três Poderes
Praça dos Três Poderes, em Brasília, no Brasil, é um amplo espaço aberto entre os três edifícios monumentais que representam os três poderes da República: o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional.

Espaço Israel Pinheiro
Com área de 1.100 m², o Espaço Israel Pinheiro traz um projeto de Oscar Niemeyer e se localiza no Bosque da Constituinte, logo ao lado da árvore do Dr. Ulysses Guimarães e outros prédios da praça dos Três Podere

Espaço Lúcio Costa
O Espaço Lúcio Costa é um pequeno museu subterrâneo de Brasília, capital do Brasil, concebido por Oscar Niemeyer para homenagear o idealizador da capital, Lúcio Costa. Foi inaugurado em 27 de fevereiro de 1992, nas comemorações dos 90 anos de Lúcio Costa.

Esplanada dos Ministérios
A Esplanada dos Ministérios está localizada no Eixo Monumental, via que corta o Plano Piloto no sentido leste-oeste. A área é um vasto gramado com 17 prédios de construção uniforme, que abrigam os ministérios, órgãos do Poder Executivo. Ao final, está o Congresso Nacional.

Memorial dos Povos Indígenas
O Memorial dos Povos Indígenas é um museu brasileiro de Brasília, capital do Brasil. O museu é dedicado à cultura indígena brasileira. Foi desenhado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e construído em 1987.

Memorial JK
O Memorial JK foi construído no espaço em que, no 3 de maio de 1957, antes mesmo da transferência da Capital. No local, o visitante encontra objetos que simbolizam Brasília, além do acervo pessoal do ex presidente da República, Juscelino Kubitschek.

Museu do Catetinho
O Catetinho foi à primeira residência oficial do presidente Juscelino Kubitschek no novo Distrito Federal na época da construção da nova capital do país, Brasília. Projeto de Oscar Niemeyer, foi construído em apenas 10 dias, em novembro de 1956, é um prédio simples, feito de madeira, e conhecido como“Palácio de Tábuas”.

Museu Histórico de Brasília – Museu da Cidade
O Museu da Cidade foi projetado por Oscar Niemeyer com o objetivo de preservar os trabalhos relativos à história da construção de Brasília. É o museu mais antigo da capital, inaugurado no dia 21 de abril de 1960.

Câmara Legislativa do Distrito Federal
Câmara Legislativa do Distrito Federal é o órgão de poder legislativo do Distrito Federal brasileiro, exercido através dos deputados distritais. Criada pela Constituição Federal de 1988, comemora aniversário no dia 5 de outubro.

Museu Vivo da Memória Candanga
O Museu Vivo da Memória Candanga ocupa as instalações do já extinto Hospital Juscelino Kubitschek de Oliveira, o primeiro construído no novo Distrito Federal. Está situado às margens da BR-040, próximo ao Núcleo Bandeirante. O hospital e os alojamentos dos funcionários foram construídos em madeira.

Palácio da Alvorada
Palácio da Alvorada é um edifício localizado em Brasília, capital do Brasil. O palácio é designado como a residência oficial do Presidente do Brasil, estando atualmente ocupado por Jair Messias Bolsonaro.

Palácio da Justiça
O Palácio da Justiça fica junto ao Eixo Monumental, entre a área norte da Esplanada dos Ministérios e o Congresso Nacional, em Brasília, capital do Brasil. Foi desenhado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, com projeto estrutural do engenheiro Joaquim Cardozo, e serve como sede do Ministério da Justiça.

Palácio do Buriti / Praça do Buriti
O Palácio do Buriti, inaugurado em 1969, tem seu nome derivado da planta símbolo de Brasília. Ele foi projeto pelo arquiteto Nauro Jorge Esteves para ser a sede do Governo do Distrito Federal. À frente do palácio ainda existe uma réplica da Loba Romana.

Palácio do Planalto
Palácio do Planalto é o nome oficial do local de trabalho da Presidência do Brasil. É onde está situado o Gabinete do Presidente da República. O prédio também abriga a Casa Civil, a Secretaria-Geral e o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

Palácio do Supremo Tribunal Federal
O Palácio do Supremo Tribunal Federal, também referido como Palácio STF, é o edifício construído para abrigar o Supremo Tribunal Federal do Brasil. Foi concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer, com projeto estrutural do engenheiro Joaquim Cardozo.

Palácio Itamaraty
O Palácio Itamaraty, também conhecido como Palácio dos Arcos, é a sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, situado em Brasília, capital do Brasil.

Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves
O Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves é um memorial cívico fúnebre para homenagear pessoas brasileiras que, de algum modo, serviram para a maturidade e engrandecimento da Nação Brasileira.

Pavilhão Nacional / Mastro da Bandeira
O Mastro especial da Praça dos Três Poderes, também conhecido pelos nomes de Pavilhão Nacional do Brasil, Mastro Nacional do Brasil e/ou Mastro Nacional de Brasília, é um monumento em forma de obelisco metálico localizado na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Quartel – General do Exército
O Obelisco Militar de Brasília é um monumento brasileiro erigido no Quartel General do Exército em frente à Concha Acústica em Brasília, capital do Brasil.
FOTOS
CRÉDITOS
TEXTOS: Site Prefeitura / Wikipédia
FOTOS: Site Prefeitura / Wikipédia