Destinos Nacionais:

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

SOBRE BALNEÁRIO CAMBORIÚ

DESCRITIVO
Conhecida como a Capital Catarinense do Turismo, Balneário Camboriú localiza-se no Litoral Norte de Santa Catarina. Além de suas praias paradisíacas e atrativos turísticos modernos e inovadores, a cidade possui comércio forte e atuante todos os dias do ano. É incontestavelmente um dos principais destinos turísticos do sul do Brasil e do Mercosul. Por toda a orla, há bares e restaurantes com música ao vivo, que oferecem culinária irresistível em ambientes agradáveis.Tudo isso, é claro, com total segurança, bem-estar e atendimento qualificado, características marcantes de nossa cidade.

Nossa história não poderia ser diferente de todo o litoral brasileiro, povoado por índios que aqui encontraram lugar ideal para moradia, já que no local da praia de Laranjeiras a pesca era farta, clima agradável e, no rio, a água doce.

Existem relatos referentes à colonização desde 1758, com algumas famílias que já moravam na margem esquerda do rio. Mas, somente em 1826, o colono Baltazar Pinto Corrêa recebeu do Governo da Província de Santa Catarina uma área de terra para cultivo e moradia, na localidade que hoje se chama Bairro dos Pioneiros.

Por volta de 1840, foi autorizada pela Arquidiocese de Florianópolis a construção de uma Igreja (Tombada como Patrimônio Histórico Municipal) e, assim, criou-se o Arraial do Bom Sucesso. Paralelamente, o Governo elevou o local a Distrito do Arraial do Bom Sucesso, na localidade da Barra do Rio Camboriú e, em 1884, criou-se o Município de Camboriú. A forte economia cafeeira encontrou em Camboriú o lugar ideal. Por muito tempo, o município foi o principal produtor de café do Estado.

A exploração das jazidas de mármore, granito e calcário também se destacaram na atividade econômica. Foi assim que a sede do município transferiu-se para o Arraial dos Garcias e a antiga sede na barra como Distrito de Paz. A agricultura era valorizada e a faixa litorânea desprezada.

No final da década de 1920, tem início ao processo de desenvolvimento. Em 1926, começam a surgir as primeiras casas de veraneio, no centro da praia, pertencentes a moradores de Blumenau.

Surge, em 1928, o primeiro hotel e, seis anos após, o segundo empreendimento hoteleiro.

Os alemães do Vale de Itajaí trouxeram para a cidade o hábito de ir à praia como lazer pois, até então, o banho de mar só era conhecido como tratamento medicinal ou pesca (os colonos achavam que "mandar alguém para a praia" era uma ofensa). Durante a Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945), os alemães mantiveram-se afastados de nossa praia para não serem hostilizados, já que o exército brasileiro usou os hotéis e as moradias da praia como observatórios da costa brasileira. Com o fim do conflito, reiniciou-se o fluxo turístico.

Mas, foi na década de 60 que a atividade turística tomou impulso, colocando a cidade como grande centro turístico brasileiro. Em 1959, foi elevada a Distrito e, em 1964, foi criado o município de Balneário Camboriú.

NOME: de origem indígena-tupi, há várias citações como: Camboriasu em 1779, Cambarigua-ssu em 1797, Camborigu-assu em 1816, até chegar a uma referência de Henrique Boiteux como Camborihu, que significa: Rio de muito robalo ou criadouro de robalo, peixe muito comum nesta região.


EVENTOS ESPECIAIS
Sommerfest
Em janeiro e fevereiro, às quintas e sextas, a festa germânica, em Blumenau, inclui música, dança, gastronomia e muito chope.

Oktoberfest
Em outubro, a Oktoberfest de Blumenau é a segunda maior festa da cerveja do mundo e reúne milhares de apaixonados por cerveja, animados por músicas e danças folclóricas. A festa catarinense perde apenas para a Oktoberfest original, em Munique, na Alemanha. Fenarreco
Em outubro, a Festa Nacional do Marreco, em Brusque, a 40 km de Balneário Camboriú, serve pratos com a ave e outras iguarias da gastronomia alemã ao som de bandas típicas e muita animação.


PRAIA
Praia Brava
A Praia Brava recebeu esse nome por causa da agitação das ondas. Ela é procurada por surfistas e jovens e fica bem movimentada no verão. Faz divisa com Itajaí e, no extremo direito, é chamada de Praia dos Amores. Sua infraestrutura é boa, e o turista conta com restauranres e vendedores ambulantes.

Praia Central
A praia central de Balneário Camboriú é suja - essa é a primeira informação que você precisa saber. Mesmo com todos aqueles edifícios na orla, pessoas na praia e bastante movimento, acredite: ela é imprópria para banho. Apesar dos detalhes expostos, é nessa praia que tudo acontece - ela é o point. Seu calçadão é um lugar interessante, cheio de pessoas jogando, comendo nas barraquinhas ou simplesmente se excercitando. O lugar vale pelo astral, mas não para mergulho.

Praia de Laranjeiras
Laranjeiras é a praia preferida de muitas pessoas quando vão a Balneário Camboriú. Isso porque, além de outros fatores, ela fica próxima de diversos restaurantes e, assim, todo mundo pode escolher uma opção que encaixe no bolso. Sua faixa de areia é pequena, mas fica abarrotada de gente no pouco espaço que tem. A água esverdeada, limpa e com poucas ondas faz Laranjeiras ganhar espaço no coração dos turistas. Quem precisar comprar uma lembrancinha para os amigos pode aproveitar uma ida à praia. São diversas as lojinhas de artesanato e com artigos de praia nas suas proximidades.

Praia dos Amores
A Praia dos Amores, a cerca de 6km do centro da cidade, tem o mar agitado e perigoso para crianças. Sua areia é grossa e a água, limpa. A infraestrutura é boa, já que a praia tem restaurantes, vendedores ambulantes e até balada pertinho da praia. É procurada por jovens e surfistas. Andando em direção ao lado esquerdo da praia, ela muda de nome e se torna Praia Brava, onde faz divisa com Itajaí.

Taquaras
Taquaras é uma praia onde a areia é grossa e o mar, fundo. Ela não fica em mar aberto, mas tem ondas e, por isso, é bom sempre ter cuidado. A água é limpinha e ao redor da praia se vê bastante verde. São pouco mais de mil metros de extensão, onde o turista conta com alguma infraestrutura, pode pedir bebidas e almoçar.


PASSEIOS RECOMENDADOS
Morro do Careca
Localizado na Praia dos Amores, o complexo Morro do Careca é um dos pontos mais altos de Balneário Camboriú, proporcionando uma visão privilegiada do mar e de toda a cidade. O morro ganhou esse nome porque seu topo é totalmente liso. Ele tem escadaria de acesso à Praia do Buraco, rampa de acesso à Praia do Coco e um deck de madeira, que serve de mirante. Também é muito frequentado pelos praticantes de voo livre.

Cristo Luz
O segundo maior monumento do gênero no Brasil, com 33 metros de altura, está localizado no topo do Morro da Cruz, a 150 metros de altitude. Esculpido em argamassa de forma artesanal, o monumento Cristo Luz está inserido em um complexo turístico de mesmo nome, que conta com restaurantes, lojas, atividades para crianças e shows noturnos ao vivo, com luzes e cores, durante a alta temporada.

Parque Unipraias
Com uma gigantesca área em meio à Mata Atlântica, o Parque Unipraias tem bondinhos que ligam a Praia Central à Praia de Laranjeiras. Os bondinhos fazem paradas em três estações. A estação Barra Sul fica em um edifício de três andares na Praia Central, com lojas e praça de alimentação. Na estação Mata Atlântica, você tem uma vista das praias a partir de dois mirantes e pode brincar em dois brinquedos radicais: o trenó Youhooo e a tirolesa Zip Rider. A estação Laranjeiras fica na praia mais famosa da cidade.

Barco Pirata
A réplica de um barco pirata navega por toda a costa de Balneário Camboriú, incluindo a Ilha das Cabras e a Praia de Laranjeiras. Durante o passeio, você assiste a um animado show de piratas.

Beto Carrero World
Aproveite a viagem para ir ao Beto Carrero World, o maior parque temático da América Latina, no município de Penha, a 35 km de Balneário Camboriú. Entre as atrações estão a única montanha-russa invertida do país, um bote que desliza em alta velocidade por um rio artificial e um eletrizante show com carros, motos e caminhão fazendo manobras em uma arena gigante. Veja de pertinho os personagens da DreamWorks, como Kung Fu Panda, Shrek e a turma de “Madagascar”. O parque ainda tem zoológico, fazendinha, Museu do Beto Carrero e o musical “O Sonho do Cowboy”.

Florianópolis
A bela capital catarinense fica a 82 km de Balneário. Entre as atrações estão a Ponte Hercílio Luz, cartão-postal da cidade, o Centro Histórico que inclui o Mercado Público, o Largo da Alfândega, a Catedral Metropolitana e a Praça 15 de Novembro. Visite também o mirante da Lagoa da Conceição e a badalada Praia da Joaquina.

Cascaneia
O Parque Aquático Cascaneia fica a 70 km de Balneário Camboriú e conta com cinco piscinas, toboágua radical Toboloko com três pistas, Rampão, com trecho subterrâneo, toboáguas infantis e quadra de futebol. O parque tem lanchonetes, restaurante e lojinha.

Deck do Pontal Norte Nota
Pouco divulgada, mas simplesmente lindíssima - essa é a definição para uma caminhada pelo deck do Pontal Norte, próximo da Praia Central. A vista para a orla principal da cidade é bela, arborizada, e um ótimo passeio para quem gosta de caminhadas ao ar livre. O que deixa tudo isso ainda melhor é que...

Ilha das Cabras
A Ilha das Cabras é um dos cartões-postais mais conhecidos na cidade. Essa pequena ilha fica em frente à Praia Central e recebe uma iluminação toda especial. Não é o tipo de lugar onde as pessoas desembarcam para conhecer; é apenas para se observar mesmo. Quem quiser ver o lugar mais de perto pode fazer o passeio de barco pela orla.

Ilha do Arvoredo
A Ilha do Arvoredo é uma reserva biológica muito procurada para mergulho atualmente. O encontro de climas e correntes de ar faz da ilha um ambiente especialmente rico em espécies marinhas, proporcionando verdadeiro encanto para mergulhadores. Além da fauna, a flora também é rica e muito diversificada - simplesmente o lugar ideal para amantes da natureza.
FOTOS
CRÉDITOS
TEXTOS: Site Prefeitura / Wikipédia
FOTOS: Site Prefeitura / Wikipédia