Destinos Nacionais:

ARRAIAL D´AJUDA

SOBRE ARRAIAL D´AJUDA

DESCRITIVO
O Arraial d’Ajuda é um distrito de Porto Seguro, litoral sul da Bahia. A pequena vila era habitada por índios, foi desenvolvida pelos portugueses que aqui chegaram a partir do século XVI e redescoberta pelos hippies na década de 70. Existem praias paradisíacas, natureza exuberante e construções rústicas e charmosas num ambiente bastante aconchegante e hospitaleiro.

Atrai turistas de todo o mundo e é considerado um ponto de encontro de artistas, escritores, músicos. Oferece atrações e serviços surpreendentes para toda a faixa etária. O DDD é 73 e o CEP 45816-000. Já a voltagem é 220 volts.

Culinária típica baiana com frutos do mar, com destaque para a bebida "capeta" e cerveja artesanal. A especialidade local é o peixe na telha. Além disso, são servidos pratos da cozinha internacional em diversos restaurantes distribuídos pela Rua Mucugê, Estrada da Balsa, Praça da Igreja e redondezas.

O clima é semi tropical e muito úmido. As chuvas ocorrem todos os meses do ano, normalmente durante poucas horas do dia (bom que o céu azul abre logo em seguida). Nos meses de maio e junho, costuma chover com mais frequência, comprometendo alguns passeios. A temperatura não varia muito durante o ano, sendo a mínima de 24°C e máxima de 32° C.

Atualmente, vem crescendo de maneira constante com disponibilidade de vários empreendimentos imobiliários, oferecendo casas de temporada e multi propriedades, num ambiente confortável, com serviços de primeira qualidade.

Durante a maré baixa, você pode aproveitar a calmaria da água, ou ainda algumas transparentes e quentes piscinas, que se formam em alguns pontos específicos entre o grande recife de coral. Já na maré alta, o mar fica um pouco agitado com algumas pequenas ondas. Não existe a prática de surf, apenas standup nas praias mais calmas.

Destaque para a famosa Rua Mucugê, conhecida como “a Rua mais charmosa do Brasil”. Seus restaurantes de gastronomia nacional e internacional, bares, lojinhas e conveniências instalados em construções rústicas se intercalam formando um complexo e charmoso emaranhado de atrações para todas as idades. Em diversos pontos existem muita música e animação! É realmente um shopping à céu aberto!

No centro histórico está a histórica Matriz de Nossa Senhora d'Ajuda, Santuário erguido em 1551, localizado num mirante maravilhoso com vista ao mar, onde é possível amarrar as fitinhas com seus desejos, além de pequenas e coloridas casas que abrigam diversas lojas, bares, sorveterias, artesanatos e serviços.

Visite também a travessia chamada Broaduei com diversas lojas, restaurantes e serviços. Destaque para a feirinha hippie da Praça com grande variedade de artesanato com muito bom gosto, além de constates apresentações musicais a céu aberto.

No extremo sul da Bahia são 17 aldeias indígenas Pataxó, sendo as mais próximas as de Barra Velha, Boca da Mata, Imbiriba, Meio da Mata, Aldeia Velha e a Reserva Indígena da Jaqueira. Algumas, abertas para visitação sob consulta.

Para quer se aventurar, existem passeios em Quadricíclos com trilhas paradisíacas pelas falésias e propriedades rurais monitoradas por guias treinados, ciclismo, parapente, kitesurfe, windsurfe, stand up paddle e caiaque, disponíveis para locação em algumas praias.


PRAIA
Apaga Fogo
A primeira praia em Arraial da Ajuda, próxima a travessia da balsa Porto Seguro - Arraial da Ajuda. Ótima para descansar, tomar um ótimo banho e dar uma longa caminhada. Com a maré baixa, há formação de piscinas tranquilas e o banho é uma delícia. Além de expor os recifes de coral, os quais são observados ao longe ou mais de perto com uma rica vida marinha.

Araçaipe
Segunda praia. Pouco frequentada, tranquila, com poucos ambulantes. Indicação para algumas barracas com opções vegetarianas, omeletes, além de petiscos fritos. Quando a maré está cheia, as ondas são fortes e o banho se torna mais complicado. Não há música alta e um número menor de vendedores, o que garante momentos mais relaxantes.

Do Delegado ou dos Pescadores
A praia do Delegado (ou dos Pescadores) é uma das mais tranquilas, diferente da praia do Mucugê ou da Pitinga que são mais cheias e agitadas. Para entrar no mar, sugerimos que entre com sapatilhas apropriadas porque o chão tem bastante pedrinhas soltas dos recifes locais. O acesso de carro é apenas por uma rua de terra, ao lado no estacionamento do Parque Aquático Ecoparque. A praia conta apenas com uma barraca nativa do Neo, que serve alguns petiscos e pratos com peixes locais.

Mucugê
É a praia que tem acesso do centrinho de Arraial. Por isso, é também a mais cheia, com mais opções de barracas com mesas e cadeiras distribuídas pela orla. Pra quem gosta de badalação, música alta, grande quantidade de vendedores. Fácil acesso à pé, (descendo pela ladeira, sentido esquerdo), com parada de vans ou de carro, com diversos estacionamentos. Existem também algumas barracas que vendem de tudo: cocos gelados, biquinis, maiôs, cangas, protetores solares, além de salgadinhos.

Parracho
Além da praia ser muito bonita, o atrativo principal da Praia do Parracho está nos bares e restaurantes à beira mar. O preço são mais caros, mas oferecem uma ótima estrutura e um ambiente bastante confortável. Para quem gosta de festa eletrônica, nesta praia pode visitar o Uiki Parracho, que oferece festas esporádicas espetaculares pé na areia, com atrações internacionais.

Pitinga
Praia ótima para quem busca sossego. Há alguns quiosques bem-estruturados, alguns com som alto. Destaque para as belas falésias e um riacho tranquilo. Mar bom para nadar. Praia muito tranquila para passar o dia e praticar caminhada e voo de paraglider ou ultraleve, com monitores especializados no local.

Taípe
Uma das praias mais distantes e mais bonitas. Destaque para apreciar as enormes falésias e o mar que possui ondas mais fortes. Possui poucos quiosques mas bem estruturados e um pequeno estacionamento. Uma das mais bonitas de Arraial. Um local lindo esculpido pela natureza. Ponto de descanso dos passeios de quadriciclo.

Rio da Barra
Acesso restrito, com consumação mínima, estrada de terra, mas vale a pena porque a beleza dessa praia é indescritível, vazia, com uma natureza intocável! É possível ficar na areia e pode levar lanche, caso não queira pagar a consumação do restaurante. Mas evite, por favor, deixar seu lixo! Contribua com o meio ambiente!


NOITE
Emporium
Bem frequentado espaço com música, localizado bem próximo a Igreja Nossa Senhora D'Ajuda, com excelente gastronomia. Oferece massas frescas caseiras e italianas (Nhoque, Ravioli, Lasanha, Rondele e Canelone), além de petiscos e deliciosos caldos mineiros.

No local, você ainda pode degustar de mais de 80 tipos de cervejas (tradicionais e artesanais), além de vinhos para todas as ocasiões.

Morocha Club
A sofisticação da culinária contemporânea, o clima aconchegante, as bandas ao vivo e DJs convidados fazem do Morocha Club um destino certo para quem aprecia a boa comida e momentos de diversão sem esquecer a paquera. A casa, no período de alta temporada, abre todas as noites a partir das 18h30 e na baixa só fecha aos domingos. O Morocha também realiza nesses espaços aniversários e eventos com condições especiais.


PASSEIOS RECOMENDADOS
Ecoparque Parque Aquático
Para toda a família, é um passeio excelente! É um parque aquático com muitas opções de toboáguas para todas as idades, rio lento, escorregadores, piscina com ondas. Boa e variadas opções de comidas em diversos quiosques distribuídos pelo parque. Localizado à beira mar, muito arborizado e com excelente infraestrutura. É um complexo de lazer e diversão com total segurança, que encanta a todos! Os ingressos podem ser comprados on-line, antecipadamente. Se preferir, adquira na hora, na portaria.

Quadritur Passeio de Quadriciclo
Os passeios também podem contratados nos hotéis ou pousadas ou pelos telefones (73) 999917277, 999425800, 999045800 ou 981170600. São oferecidos três passeios que compreende em Passeio Ecológico (com duração de 2h30 em trilhas por mata fechada, com parada numa fazenda; Taípe (trilha das Mangabeiras com 3 horas de duração e saídas todos os dias pela manhã e tarde) e Trancoso (Praia de Itaquena, com 6 horas de duração, parada para almoço (opcional), banho de mar e saídas com agendamento). As máquinas atendem com piloto e carona. Todos os passeios são imperdíveis porque as paisagens apresentadas, seja nas trilhas, fazendas ou praias, são realmente paradisíacas. Faça chuva ou sol, eles tem passeios todos os dias.

Asas Mágicas Borboletário
Passeio espetacular para quem gosta da natureza, especialmente, de borboletas. Faça um tour pelas estufas. Neste passeio, você será introduzido no maravilhoso mundo das borboletas da nossa região, visitando 03 estufas, as quais, cada uma, reproduz um ambiente. É uma multidão de borboletas voando livremente em seu comportamento natural. As 03 estufas juntas representam uma área de vôo de 900m² sendo assim considerado um dos maiores borboletários do Brasil. Você vai ter a oportunidade de admirar várias espécies de aves que vem se alimentar das flores e bebedouros do lugar. No laboratório, você poderá ver as diferentes fases de seu desenvolvimento: o ovo, a lagarta e o casulo. Possui ainda trilha ecológica, bar café e playground.

Ilha dos Aquários
A Ilha dos Aquários situada entre Porto Seguro e Arraial d`Ajuda é composta por uma fantástica área verde e vegetação nativa, exótica (manguezal e restinga). Palmeiras, coqueiros e bromélias, valorizados por uma iluminação cênica. Entre trilhas e labirintos, oferecem às sextas-feiras, a partir das 18 horas, uma experiência com atmosfera de mistério e magia. Consulte a programação.
É considerada como centro de lazer e entretenimento, um maior contato com a natureza, boa música, acesso à gastronomia local e integração a uma gama de atividades ecológicas: Museu do mar, teatro, grandes aquários e muito mais... uma nova experiência.

Rua Mucugê
Considerada a Rua mais Charmosa do Brasil, é um dos pontos mais aconchegantes de Arraial d'Ajuda e do mundo. Gastronomia refinada para todos os gostos, música ao vivo em diversos pontos, pubs e muita gente bonita, subindo e descendo pela rua. Aqui, você encontra inúmeras lojas com diferentes estilos, os melhores restaurantes, sorveterias e bares para todos os gostos e idades.
No verão e na alta temporada, em virtude do excesso de pessoas visitantes, a rua fica interditada para veículos.
Destaque, também, para o Beco das Cores e a Praça Caminho do Mar, com diversos bares, restaurantes e música ao vivo. (consulte a programação)

Capoeira com o Mestre Raílson Railson trouxe a capoeira ao Arraial, apren
dendo e ensinando em lugares improvisados, galpões, fundo de quintal, na praia. Nasce assim, no Arraial d'Ajuda, o pilar do que hoje comporta o atual Espaço Cultural Capoeira Sul da Bahia.
O Grupo Capoeira Sul da Bahia tem sede em Arraial d'Ajuda, Porto Seguro, BA, e filiais espalhadas pelo Brasil e Exterior. Tanto na sede como nas filiais, o Mestre Raílson, junto com os professores e instrutores de cada local, realizam anualmente seus batizados e cursos reunindo mestres, professores e instrutores para a grande festa do batizado e troca de cordéis.
É possível ver as apresentações na Praça da Igreja, no Centro de Arraial ou na Rua Bróduei.

Observação das Baleias Jubarte
Entre julho e outubro, esta região do litoral sul da Bahia é escala garantida na rota das baleias Jubarte ou baleias Cantoras. Você não precisa ir até Abrolhos para avistar estes belíssimos mamíferos. Existem agências e operadoras de turismo que saem de Arraial d'Ajuda para levar você a este fascinante passeio.
Os barcos são monitorados e o espetáculo é fascinante!

Igreja Matriz Nossa Senhora d'Ajuda
Com início das construções em 1549 e finalizada em 1551, essa Igreja foi fundada por Jesuítas, e é um patrimônio do nosso país. A vista do mirante, logo atrás da igreja, é realmente incrível! De tirar o fôlego tamanha beleza! As fitas coloridas dão uma alegria a mais pra vista. aos arredores existem vários restaurantes e lojas pra comprar lembrancinhas. Patrimônio histórico cultural, com missas realizadas em vários dias e horários.
Destaque para os casamentos realizados com toda simplicidade que enobrece ainda mais este local religioso.

Parapente e Kite Surf
Arraial D’Ajuda é um lugar ideal para os amantes dos esportes radicais. O voo de parapente na praia de Pitinga é sensacional. Os pilotos locais são pessoas muito receptivas e dão todas as dicas necessárias para a realização de um voo seguro pelas falésias, o que torna o voo agradável e bastante seguro para todos.
O vento do Nordeste permite a navegação em barcos de vela e também do kite surf e wind surf. A praia de Araçaipe é uma das mais badaladas para esta prática, onde você pode tomar aulas deste esporte com instrutores qualificados.

Parque Marinho Recife de Fora
Após um passeio de escuna de 45 minutos, chega-se ao Parque Marinho de Recife de Fora, terceiro maior centro de biodiversidade marinha no Brasil. As saídas dependem da maré baixa e, no parque, é possível não só ver peixes e tartarugas como outros animais que vivem na região. Na embarcação, você pode alugar snorkel para fazer mergulho. O recife é grande, mas só é possível pisar na região delimitada a fim de preservar as raras espécies encontradas por lá. Com status de Parque Marinho e protegido por uma lei municipal, Recife de Fora tornou-se um dos melhores points para mergulho da região.

Rua Broduei ou Broadway
Famosa no passado, a Broduei é uma simpática ruazinha que liga a Praça São Brás à Igreja Nossa Senhora d'Ajuda. Considerada por muitos como o primeiro centro de entretenimento de Arraial, conta com lojas, bares e restaurantes, onde é possível encontrar pessoas do mundo inteiro em busca de um suvenir, uma boa foto, ou um drinque para relaxar.
Por tudo isso já foi conhecida como a "esquina do mundo". Talvez ela não seja exatamente uma esquina, mas que o mundo, por vezes, se encontra lá, isso podemos garantir!
FOTOS
CRÉDITOS
TEXTOS: Site Prefeitura / Wikipédia
FOTOS: Site Prefeitura / Wikipédia